Elite Facilitity

Cientista e engenheiro de dados estão em alta e têm salário que pode passar de R$ 20 mil; veja como entrar Tecnologia

À medida que os algoritmos de machine learning e inteligência artificial se tornam mais complexos, surge a necessidade de garantir que suas decisões sejam compreensíveis e explicáveis. Porém, em empresas que já maturaram seus setores de dados é comum que os Cientistas de Dados utilizem linguagens de programação a fim de implementar as últimas tecnologias e soluções dedicadas para essas empresas. É comum que os profissionais da área contem com formação em Ciência da Computação, Estatística, Matemática, curso de QA Engenharia ou áreas relacionadas. Essas disciplinas fornecem a base teórica necessária para entender os princípios da análise de dados. Um analista de dados pode trabalhar em uma ampla variedade de setores e organizações, em que haja a necessidade de lidar com grandes volumes de dados. Eles podem ser encontrados em empresas de tecnologia, consultorias, instituições financeiras, empresas de varejo, indústria de manufatura, empresas de telecomunicações, agências governamentais e muitos outros segmentos.

analista de dados ou cientista de dados

Saber transformar dados em informação é o trabalho essencial de um Analista de Dados e para isso aplicam técnicas de análise de dados e estatística descritiva. Normalmente Machine Learning não é trabalho do Analista de Dados, pois é atribuição do Cientista de Dados e/ou Engenheiro de Machine Learning. Apesar de ser considerada uma profissão do futuro, o primeiro curso de Ciência de Dados no Brasil surgiu apenas em 2018. Anteriormente, o mercado buscava contratar profissionais da área da Engenharia e da Computação. Por isso, as universidades e faculdades brasileiras começaram a criar os seus próprios cursos de Ciência de Dados para começar a desenvolver esse tipo de profissional.

Melhores e Mais Populares Códigos de Cupons

Com o aumento do volume de dados coletados por empresas e organizações, a proteção de informações sensíveis se tornou crítica. Hoje em dia trabalho na Heineken Brasil, uma das maiores indústrias do mundo no ramo de cervejas e bebidas, e no dia a dia trabalhamos com projetos de RH e demais áreas como finanças, logística e projetos voltados para a cervejaria – parte industrial. Por fim, a necessidade de coletar grandes volumes de dados, analisá-los e implantar soluções a partir desses dados faz com que o conhecimento de plataformas de nuvem se torne cada vez mais necessário. Além dessas linguagens de programação é essencial o domínio de bancos de dados SQL e NoSQL. Porém, para aplicar todo esse conhecimento quem trabalha com Ciência de Dados usa ferramentas específicas. Portanto, a seleção do modelo ideal envolve uma análise cuidadosa dos resultados, requerendo uma interpretação detalhada dos dados para transformar valores numéricos em insights concretos que fundamentam a conclusão.

Ambos os cargos, porém, exigem conhecimento em matemática e estatística, além de uma mentalidade analítica. Além das informações do mercado, são os dados gerados pela própria empresa que servem como base para a atuação do analista. Mesmo que interaja mais com algum setor específico, o analista precisa conhecer a fundo como a empresa funciona, para então definir quais as informações adequadas para avaliar. Quem deseja atuar neste meio deve estar preparado e entender quais as possibilidades e oportunidades no setor. Quando se trata de carreira na área de tecnologia, alguns termos e cargos se confundem, como analista de dados ou cientista de dados.

O curso

Isso pode envolver a remoção de valores ausentes, tratamento de outliers e padronização dos dados. Esse ciclo abrange desde a limpeza e modelagem de dados até a fase em que os dados podem ser visualizados e interpretados para tomada de decisões. Nele, entram profissionais de Engenharia de Dados, Data Science, Engenharia de Machine https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/04/analista-de-qa-tecnologias-ferramentas-e-qual-curso-escolher/ Learning, Análise de Dados, entre outros. Descubra as responsabilidades e habilidades de cada papel e entenda qual é o caminho ideal para investir na sua carreira. Cada carreira tem suas próprias nuances e requisitos, por isso o primeiro passo é decidir o que você deseja fazer no seu dia a dia dentro de uma empresa.

  • Seu trabalho envolve pegar um pedaço de dados e depois “traduzir” os números para uma linguagem do dia-a-dia.
  • “Ele falou que engenharia seria mais interessante para mim, e que eu tinha feito um bom trabalho até aqui, me estimulando a migrar”, conta.
  • Mas é possível ainda acrescer outras graduações de onde eles podem despontar, assim como identificar habilidades técnicas e pessoais conforme as especificidades de cada ocupação.
  • Em muitos casos, eles fazem parte desse processo de transformação, porém isso exige alto conhecimento e especialização.
  • Inteligência Artificial, Computação, Matemática e Estatística, integradas por meio de projetos semestrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
  • Your cart is empty.